6 de julho de 2016

Ele não desistiu de nós

Fazendo meu devocional hoje, fui direcionada a ler os primeiros capítulos de Gênesis. Depois de muitos anos, alguns textos bíblicos acabam se tornando repetitivos e muitas vezes só passamos os olhos sem dar real importância ao que Deus está querendo dizer naquele momento.
Acho a Bíblia muito massa nesse sentido, a forma como ela é atemporal. Ler textos em diferentes fases da nossa vida, nos mostra o como ela é realmente, viva! As vezes, apenas palavras, frases ou a história em si, me fazem refletir sobre áreas da minha vida que eu não tinha ligado a esse texto ou versículo antes, um desses casos é o diálogo entre a serpente e Eva.
Trazendo a vida dos pioneiros de barro ao nossos dias, imagino que nosso atual jardim seja a graça de Deus e uma vida de intimidade com Ele, mas diferente das diversas árvores do conhecimento do bem e do mal que temos em nosso jardim da vida hoje. Adão e Eva tinham uma, que talvez nem fosse uma árvore. Deus sabiam que eles falhariam para nós mostrar gerações depois a grandiosidade de seu amor. O pecado não entrou no mundo porque os homens falharam, sim porque Deus permitiu. Consigo ver a graça agora desde Gênesis agora. Deus dá ao homem a ordem, mostra sua soberania e ao mesmo tempo a escolha, o livre arbítrio, a consequência da escolha fora de seu plano, a morte, a misericórdia, através da história de Caim e Abel e se eu continuar escrevendo posso descrever a Bíblia toda levando a figura central da salvação nEle e por Ele. Deus é muito show.
Consigo perceber também que a estratégia de satanás, não mudou. tanto como no jardim do Éden como no jardim das nossas vidas, ele ainda tenta minimizar, relativizar e justificar o pecado, para que ele não parece algo tão ruim. Como a própria Bíblia diz:

"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito..." 
 Gn 3:1

E por fim, o pecado ainda nos faz ter medo de estar na presença de Deus, assim como Adão e Eva tiveram medo de estar com Ele (Gênesis 3:8) nós também agimos assim, quanto mais mergulhamos em uma vida errada aos padrões de Deus, mas enfrentamos a sensação de que não podemos estar diante de Deus, nos escondemos e essa bola de neve vai crescendo e as coisas só vão piorando. Deus age de forma incrível ele ainda em nossos corações:

" E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?" Gn 3:9

Então deixo essa pergunta para você. Onde você está? Diferente de um jardim pronto e perfeito. O Senhor hoje nos convida a plantar com ele as sementes, a preservar as árvores antigas e cuidar daqueles que nos cercam. não tenha medo de chegar perto dele. Ele não desistiu de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário